terça-feira, 21 de julho de 2009

Com a vida aprendi...

Com a vida aprendi …
Aprendi nos livros da vida a não odiar, mesmo aqueles que não gostam de mim. Que ter raiva é perca de tempo. Aprendi a limpar lágrimas, mesmo nos rostos de quem não me é especial. Com ela aprendi a esconder o meu choro, rasgar sorrisos quando muitas vezes me apetece “bater” no mundo e pronunciar palavras sórdidas. Ela ensinou-me a receber abraços e a abraçar com força e protecção sem querer ou propositadamente…e de todos eles, o que mais quero é aquele onde sinto abrigo, ternura e afecto.
A vida ensinou-me que me posso apaixonar por um sorriso, um olhar ou um gesto, mas também me lembrou, que a decepção pode vir atrás duma palavra ou de um acto. Preveniu-me que confiar é um passo arriscado, que a injustiça muitas vezes começa por nós, e para sermos felizes…não é preciso tanto como aquilo que ambicionamos.
Ensinou-me a desculpar, porque eu também já precisei de ser desculpada, a fingir ser forte nos momentos frágeis, fazer opções quando todas as escolhas me interessavam. Ela demonstrou-me que se perde pessoas, coisa que nunca quis aprender…mas, cada perca é uma estrela que elimina o céu. Obrigou-me a saber dizer “até um dia”, quando na realidade era um “até sempre”! Ela alertou-me que a pior morte…será sempre a nossa!!!
Hoje consigo ser positiva, mesmo nas alturas em que o mundo parece desabar em mim, porque no dia a dia tenho mais coisas para ficar feliz que triste. Todos os dias a vida presenteia-nos, não estamos é atentos ao que ela nos coloca diante de nós! Sendo assim, dos meus erros converti-os em lições, das vitórias objectivos alcançados, das derrotas promessas de não voltar a repeti-las, das traições oportunidades, dos medos retirei força, da idade experiência, das pessoas sabedoria. Consegui compreender, que desistir nunca faz sentido e que os sonhos podem deixar de ser sonhos quando acordamos!
Hoje sei sorrir quando alguém espera por um rasgar de lábios, tenho a percepção que podemos fazer sempre mais e melhor, que o difícil pode ser fácil desde que seja efectuado com prazer e o longe está sempre mais perto do que julgamos.
Hoje sei usar melhor a razão e a emoção com conta e medida, que gostar muito não desculpabiliza certos actos, que o amor eterno não existe nas relações e que amor e sexo são compatíveis.
Sei que a amizade é amor sem sexo…ou não. Sei que fui amada e rejeitada provavelmente…ou não. Sei que a droga é má…algumas. Sei que beber álcool faz mal … mas porque não ser imprudente ás vezes?!
A vida ensinou-me…que escrever faz bem.

Tila de Oliveira